Coca-Cola, a bebida refrescante mais famosa do mundo, foi criada há 123 anos pela mão de John S. Pemberton, farmacêutico da cidade de Atlanta, nos EUA. Já em 1886, e perante a grande aceitação de quem a provou, Pemberton previu o êxito da sua descoberta, criada então com fins medicinais.
A bebida que bem conhecemos é, no entanto, ligeiramente diferente da fórmula inicial de Pemberton – para a tornar refrescante, foi-lhe introduzida água carbonatada.
A fama da Coca-Cola alastrou-se a várias cidades americanas, acabando por se tornar num fenómeno de sucesso mundial. A expressão “deliciosa e refrescante” é ainda hoje utilizada para definir a Coca-Cola, cujo sabor, nas palavras de Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se e depois entranha-se”.
O logótipo, com mais de um século de história, e a peculiar garrafa contour, de 1916, compõem o campo simbólico da Coca-Cola, a par da cor vermelha que acompanha a marca desde o início do século XX.
Bebida refrescante que acompanha gerações, a Coca-Cola é a marca mais valiosa do universo e a mais popular em todo o mundo. Conta com um índice de reconhecimento global de 94 % e é a segunda expressão inglesa mais percebida globalmente, depois de ok.
”.
Com sede em Atlanta, nos EUA, a Coca-Cola opera em mais de 200 países e conta com 49 mil colaboradores em todo o mundo. Actualmente produz quase 500 marcas de bebidas com e sem gás e vende cerca de 1,6 mil milhões de garrafas por dia.
A Coca-Cola está presente em Portugal desde 1977. Foi em Julho desse ano, em Lisboa, que a bebida foi comercializada pela primeira vez. Tinha, como slogan, “Coca-Cola… a tal" .
Trinta e dois anos depois, a Coca-Cola Portugal oferece aos consumidores um portfólio com mais de 20 produtos diferentes, que inclui bebidas refrescantes, desportivas, energéticas e iced-teas.
Fralda pintada á mão.
Há 13 anos
0 comentários:
Enviar um comentário